quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Que verdade?

Escolhe pra mim? Decida por mim?
Por que tenho escolher?
Por que não posso optar por não escolher?
Não confio tanto em minhas “verdades”!
Será que aprendi bem a lição?
Não é fácil acreditar em verdades solitárias. É mais fácil confiar no que todo mundo diz.
Ainda que o barco afunde, é melhor que uma canoa. Olhando assim, parece melhor morrer junto do que viver sozinho. Não estou falando de solidão, estou falando de verdades e das verdades que todo mundo diz. Ainda que a voz do povo não seja realmente a voz de Deus, se não acredito nessas verdades, sou realmente um herege.
Às vezes sou tentado a crer que não existem verdades (ainda que isso também não seja verdade), e que existam apenas maiorias e minorias, a voz da multidão e o sussurro tímido e solitário. Apesar do calor e conforto da multidão, tenho compaixão pelo solitário.
Outras vezes me sinto eu mesmo o solitário e desamparado.
São poucos os que se preocupam com os solitários.
A multidão enfurecida passa depressa e acaba esmagando sem piedade, sempre em nome da verdade, e segue sempre adiante em direção a não sei onde.



Heber de Paula
20 de agosto de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário