sábado, 13 de dezembro de 2008

Casas e Jardins

Havia um jardim imenso e florido. Flores de todas as espécies e perfumes, cores e tamanhos...
Eu fiquei perdido e encantado ali no meio, não sabia o que fazer. Sorria sem parar e olhava meio bobo, sem acreditar, sem acreditar que fosse real. Seria mais um sonho descabido ou só minha imaginação livre e sem limites? Naquela hora isso não importava, comecei a caminhar sem rumo e sem destino, queria conhecer todas as flores do jardim, sentir todos os perfumes. Queria gostar de todas e me encantar com cada uma delas, por isso saí numa busca desesperada pelo jardim. Tentei olhar para todas as flores, parecia até que o mundo estava para acabar, pois as experiências não duravam, eu corria achando que assim aumentaria as chances de encontrar o que procurava, sem saber que não é assim que acontece. Não se pode conhecer uma flor apenas olhando rápido e de longe, muito menos sentir o seu perfume. Todas as flores foram feitas para que cada um se encante com elas. Não existem flores sem beleza e sem perfume, se assim fosse, deixariam de serem flores. Eu não sabia disso e continuava a correr pelo jardim.
Corria tanto que até caí. Bendita queda que me abriu os olhos. Pude assim ver bem de perto uma linda flor que, se eu passasse correndo, provavelmente não a veria tão bem, não enxergaria os detalhes que só bem de pertinho, deitado ao seu lado e sem pressa consegui notar. Olhei suas cores, suas folhas, e como elas dançavam com a melodia dos ventos, parecia tão livre e tão à-vontade naquela dança que fiquei paralisado e não pude desviar os olhos. Feliz foi à hora em que caí, caí tão perto que pude sentir seu perfume. Seu cheiro me fez respirar fundo várias vezes, até quase perder o fôlego, não queria parar de sentir aquele cheiro. Foram mágicos aqueles momentos. Uma brisa, uma musica, uma dança e o perfume. Queria que fossem eternos aqueles momentos, queria você sempre perto de mim, por um impulso quase arranquei você de lá, que loucura! Foi difícil ir embora. Lutei contra mim mesmo para deixá-la. Meu desejo era levá-la comigo e naquela agonia, naquele desconforto, acordei. Acordei e olhei ao meu lado. Vi a flor mais linda do jardim, uma atrevida lágrima rolou em meu rosto, acompanhada de um sorriso franco. Senti mais uma vez o seu perfume, olhei suas cores e o brilho do seu rosto enquanto dormia e dançava no silêncio da manha. Senti-me a pessoa mais feliz desse mundo real, onde nos alimentamos de sonhos e imaginação. Hoje não corro mais, nem ligo para o tempo, assim posso ouvir a melodia infinita até o fim, acompanhar a dança o tempo todo, sem querer ir para casa. Quero morar onde a vida acontece, não em casas que mais me aprisionam, quero morar nos jardins onde a musica não para, onde sou livre para correr e cair, encontrar a qualquer hora um momento mágico e que me deixe extasiado e bobo, onde não tenho medo de parecer ridículo por rir de mim mesmo. Nos jardins posso encontrar e me surpreender todas as manhãs, encontrar novos ares e me surpreender com a chuva e o sol que molha minhas roupas e depois elas secam. Isso me faz sentir vivo, e livre... Livre para olhar e admirar tudo no jardim, livre para parar sem pressa e ouvir as musicas que tocam sem parar, a trilha sonora da vida, livre para sentir os perfumes que existem no jardim, sentir seu perfume... Não quero mais ir para casa, não quero casa, quero jardins, as casas são frias e fechadas, nos jardins há sol e não há paredes, nem o céu é o limite, nele há sonhos também, há cores e cheiros, há nuvens... Há vida... Multiformes vidas...


Heber de Paula

4 comentários:

  1. Ah que delícia de texto Heber! Amei! Achei suave, belo, estimulante, romântico... Legal viu! Continue escrevendo, vejo que tem jeito pra coisa. Vou copiar heim! Mas pode deixar que sempre terá o seu nome logo a baixo dele. Beijo, que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Binho to sem palavras. Vc escreve mto bem. Os textos fazen agente viajar como se estivesse-mos dentro da historia, vivendo aquelo momento. É mto massa, to impressionada.rsrs Ficou d+...
    Se todos os textos que vc escrever, forem como este... terei maior prazer d ler... não só eu mais todos que começarem ler suas palavras.

    Ficou otimoooo...

    Caraca, to orgulhosa d ser sua prima...rsrsrs

    Fica com Deus...

    bjim

    ResponderExcluir
  3. "Quero morar onde a vida acontece"... Quando temos pressa esquecemos o valor da vida, das pessoas... passamos a morar na frieza do nosso egoísmo... Amei! Livre, leve e louco!
    Parabéns!

    ResponderExcluir